Uma história de Civismo, Africanidade e Respeito às diferenças

25-10-2010 15:53

7 de Setembro

Uma história de Civismo, Africanidade e Respeito às diferenças

 

 

O tradicional desfile do 7 de Setembro ocorrido em São Francisco do Conde teve um tempero a mais este ano. Com o tema “Uma história de Civismo, Africanidade e Respeito às diferenças”, crianças das escolas municipais da sede e dos distritos apresentaram a platéia músicas, coreografias e símbolos que contavam sobre o povo negro, suas heranças e a luta incessante na conquista dos direitos.

“Consideramos este um tema propício para sensibilizar o povo sanfranciscano a conhecer sua história, seus direitos e deveres enquanto cidadão e, assim, adotar atitudes de respeito às diferenças nas mais diversas formas de manifestações”, avalia o Secretário de Educação Eliezer Santana.

Autoridades locais, estudantes, lideranças tradicionais, Polícia Militar, equipes do SAMU, filarmônicas, fanfarras e a comunidade em geral participaram das atividades em homenagem a Independência do Brasil.

Destaques

A história, a formação, o respeito à diversidade e os costumes do povo negro foram os destaques do evento cívico deste ano. Outro enfoque apresentado foi a influência da língua africana na língua brasileira e no nosso cotidiano.

As diversidades racial, sexual, social, cultural, religiosa e intelectual são alguns dos grandes desafios na sociedade moderna, mas que podem ser superados por meio de políticas públicas de inclusão social e respeito às diferenças. O município de São Francisco do Conde tem adotado esta linha de atuação, tendo como prioridade cuidar das pessoas, valorizando o cidadão e respeitando sua singularidade. A proposta é continuar fazendo educação de qualidade promovendo, assim, a inclusão de todos. 

Curso de Formação Continuada para professores

Curso de Formação Continuada para professores

25-10-2010 15:55
Curso de Formação Continuada para professores Serão estudadas durante o curso as diretrizes nacionais para o ensino da África e cultura afro-brasileira.   São Francisco do Conde iniciou o curso de formação continuada para professores de rede pública de ensino. O tema da aula de abertura...

Notícias

Entrega de presentes do Dia das Crianças

25-10-2010 16:02
Entrega de presentes do Dia das Crianças Ocorre entre os dias 19 e 26 de outubro Após quatro dias de pura alegria e diversão durante a Semana da Criança Radical começou a entrega dos presentes dos alunos da rede pública de ensino. Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I...